Minho

Páscoa na Cónega na segunda feira para manter a tradição

Os moradores da Rua da Boavista, antiga Rua da Cónega, vão receber em festa, segunda feira, a visita do compasso pascal, uma tradição secular que atrai a cada ano centenas de pessoas a esta emblemática artéria da freguesia da Sé, no centro histórico de Braga.

Como habitualmente não faltarão as colchas coloridas nas janelas, cruzes floridas à porta, lançamento de pétalas de flores, assim como o tradicional cântico ‘Queremos Deus’, entoado em uníssono pelos moradores e grupos da visita pascal.

A visita pascal à rua da Boavista e também à urbanização da Quinta das Hortas será realizada por quatro cruzes, ao som da Banda de Música de Calvos, da Póvoa de Lanhoso. A saída está marcada às 09h00 da Sé de Braga rumo à Capela do Senhor das Ânsias, onde haverá a Eucaristia. No final, o compasso sai para a Quinta das Hortas, Rua Cónego Manuel Faria e Rua Cónego José António Ribeiro.

Da parte da tarde, o compasso é retomado às 15h00, na Sé, entra na Rua da Boavista e depois Rua Irmãos Roby. As outras artérias da Sé recebem a cruz de Cristo no Domingo de Páscoa, até às 13h00.

Esta tradição remonta, pelo menos, a 1735, a fazer fé numa inscrição existente na Capela do Senhor das Ânsias, construída , a meio da rua, a expensas de devotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *