DestaqueTERRAS DE BOURO

Terras de Bouro decreta dois dias de luto municipal pela morte do Cónego João Aguiar

“Foi com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do falecimento do Cónego João Aguiar Campos”, começa por referir uma nota da câmara municipal acrescentando que “se trata de uma notícia muito triste para o Município de Terras de Bouro e para todos os Terrabourenses”.

O Cónego João Aguiar Campos nasceu a 23 de dezembro de 1949 na freguesia de S. João do Campo, concelho de Terras de Bouro, no seio de uma família grande (seis irmãos). Foi Sacerdote da Arquidiocese de Braga e trabalhou na pastoral da Comunicação Social, nomeadamente como jornalista e diretor do Diário do Minho. Foi também Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica.

Em 2019, no Dia do Concelho de Terras de Bouro, a 20 de outubro, o Município condecorou-o com a Medalha de Mérito Ouro, numa cerimónia de homenagem no Museu da Geira – Núcleo Museológico de Campo do Gerês com a presença de individualidades civis, militares e religiosas e amigos e familiares do homenageado.

Ao entregar a Medalha, num auditório repleto, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, referiu-se ao padre João Aguiar Campos como um dos “mais notáveis e ilustres de Terras de Bouro” e apontou a “vida e força” do sacerdote como uma “inspiração” para os Terrabourenses.

Já em 19 de janeiro de 2022, o Presidente da República condecorou o Cónego João Aguiar Campos com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, numa cerimónia restrita no Palácio de Belém.

Em 25 de março de 2023 João Aguiar Campos celebrou os 50 anos de ordenação sacerdotal na sua terra natal, S. João do Campo, numa eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e com a presença de familiares e amigos. Na ocasião, disse que gostaria de ser recordado como um homem que, nalgum momento, “alguma coisa de bem” fez para alguém.

“Terras de Bouro perde um homem de afetos, um ser humano de valores que doou o melhor de si aos outros com o mais elevado espírito de solidariedade e humanidade”.

É determinado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro luto municipal durante dois dias, com a colocação da bandeira do Município a meia haste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *