Casal multado em mais de 500€ por levar filhos de férias durante aulas
Um casal de Redcar, North Yorkshire, Inglaterra, foi multado duas vezes no valor total de 480 libras (cerca de 540 euros) por terem levado os filhos de férias durante o período letivo uma vez que era significativamente mais barato.
Paul e Jessica Benson consideram que as famílias “devem ter o direito de tirar férias” sem serem penalizadas e, por isso, levaram os filhos Ruby e George para a Florida duas vezes durante o período escolar.
Em cada uma das vezes, o custo da viagem foi de 3.700 libras (cerca de 4.200 euros) em vez de 12 mil libras (cerca de 13.600 euros) previstas para uma viagem em agosto.
No entanto, em cada uma das ocasiões, o casal foi multado foi multado em 240 libras, o que totaliza quase 1.000 libras (cerca de 1.100 euros) após as duas viagens, relata o Yorkshire Live.
Benson disse ter sido avisado antes da última viagem, em setembro, que esta teria um efeito prejudicial na educação de um dos seus filhos. “Não é que sejam maus alunos que faltem às aulas por terem tido duas semanas de férias e dois ou três dias de baixa. É muito mais barato ir fora do período de aulas. Uma família de quatro pessoas, como nós, pode ir para a Florida durante as férias de Verão – mas nunca teríamos dinheiro para isso”, destacou o pai.
“A minha mulher é enfermeira num hospital e trabalhou durante a crise da Covid-19. Neste momento, há uma enorme acumulação de operações que estão a ser feitas e é difícil para nós conseguirmos uma folga para podemos ir todos juntos”, acrescentou.
Para irmos em agosto, podemos estar a olhar para 12 mil libras, mas uma semana ou duas depois, em setembro, são 3.700 libras, por isso pensámos: “Bem, vamos aceitar a multa”.
Benson, que trabalha no setor dos eventos e da hotelaria, confessou que ele e a sua mulher estavam indecisos quanto à possibilidade de voltarem a fazer o mesmo, depois de terem sido avisados sobre a assiduidade dos seus filhos. “Mas eu trabalho arduamente a tempo inteiro e a minha mulher trabalha para o Serviço Nacional de Saúde (NHS), por que razão não podemos ter o direito de ir de férias?”, questionou.
“Parece que somos um dos poucos países do mundo que tem este sistema [de multas], parece injusto e deve ser abordado caso a caso”, denotou ainda.