Ação Social Integrada de Guimarães promove formação para equipas de apoio a pessoas vulneráveis e migrantes
A Ação Social Integrada de Guimarães (ASI) promoveu uma Ação de Formação para as Equipas SAASI do Concelho de Guimarães, no Laboratório da Paisagem.
O objetivo da ação foi abordar questões relacionadas com a Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, no âmbito do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Guimarães. Além disso, também se discutiu a integração de migrantes na cidade, o papel e as práticas do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.
As Coordenadoras da ASI e a Coordenadora do CLAIM foram responsáveis por dinamizar a ação. Desde janeiro de 2023 que têm sido realizadas várias ações junto das equipas SAASI, onde são analisados os princípios, a missão e o funcionamento da Ação Social Integrada de Guimarães, bem como analisadas a uniformização de procedimentos e a construção do projeto de vida dos beneficiários.
Este trabalho conjunto e de proximidade pretende reforçar e consolidar a intervenção social integrada no concelho de Guimarães, tendo as equipas SAASI a desempenhar um papel fundamental na identificação e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. A ASI continuará a promover ações de formação e sensibilização, reforçando a sua missão de promover a inclusão social e o bem-estar dos cidadãos vimaranenses.