NACIONAL

Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar do NORTE 2030 lançados em Amarante

Decorreu no Auditório da Escola Secundária de Amarante, o encontro “Dos PIICIE aos PIPSE – equidade e inclusão para o sucesso escolar na Região do NORTE”. O evento foi promovido pela CCDR-NORTE, e serviu para fazer o lançamento dos PIPSE (Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar), que sucedem aos PIICIE.

Na sua intervenção, o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, destacou “a importância da preparação do futuro numa área de grande importância para o desenvolvimento social do NORTE, na escolarização em geral e no sucesso educativo em particular”.

Na sequência dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), o Programa Regional NORTE 2030 inclui uma linha de financiamento de iniciativas municipais e intermunicipais no campo da educação, integradas nos agora designados Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).

Como os PIICIE, os PIPSE visam a mobilização de mais recursos da comunidade para a educação, o alargamento do compromisso pelo sucesso escolar de todos e o enriquecimento da vida escolar das crianças e dos jovens, com envolvimento dos municípios, das escolas, das famílias, de outros serviços e instituições locais.

Com esta iniciativa de encontro, informação e debate foi possível contextualizar e apoiar a elaboração dos PIPSE, tendo em conta a experiência adquirida, as prioridades da política educativa e as condições e os objetivos locais e intermunicipais, envolvendo os atores mais pertinentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *