DestaqueMinho

Presidente da CCDRN visitou projetos desenvolvidos pela ATAHCA

A ATAHCA recebeu no seu território, uma vista do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, para visita guiada a Projetos do Grupo de Acção Local (GAL) da ATAHCA na qualidade de Organismo Intermédio do PDR 2020-Programa de Desenvolvimento Rural para a Área 4 – Desenvolvimento Local no território do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) no âmbito da Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

Com receção na Sede da ATAHCA, o Presidente da CCDR-N reuniu com a Direção da ATAHCA e alguns promotores de projetos (PDR2020, SI2E e +CO3SO Emprego).

De seguida visitou micro e pequenas empresas, que exercem atividades artesanais e atividades a título individual ou familiar conjugadas com a criação de emprego, apoiadas pelos programas comunitários geridos pela ATAHCA, enquadrado na sua Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) denominada “Cávado Com Vida!”.

Nesta visita, teve oportunidade de visitar explorações agrícolas dos vários concelhos do território do Cávado, com destaque para a dinamização e modernização das atividades de mirtilo, citrinos e frutas de variedades regionais, unidades de agroturismo e enoturismo, executadas através de candidaturas à Medida 10 – LEADER.

A visita terminou com uma visita ao Banco português de Germoplasma Vegetal, instituição que tem como missão a colheita, conservação, documentação e valorização dos recursos genéticos vegetais, assegurando a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável atual e futura.

Recorde-se que o BPGV tem uma das mais importantes reservas do mundo de sementes, uma espécie de “Arca de Noé”, dirigida pela Engenheira Ana Barata, contendo o património genético dos vegetais do país e não só.

No momento, o presidente da CCDR-N teve oportunidade de expressar a sua gratidão pelo reconhecimento, por parte de todos os presentes, do trabalho realizado na, e para, a região do Cávado e, em particular, da satisfação sentida pela gestão dos fundos Europeus Estruturais e de Investimento que a ATAHCA gere, adaptado aos condicionalismos e particularidades do meio rural.

As visitas foram acompanhadas pelo Presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, pelos representantes dos Municípios de Terras de Bouro, Vila Verde e Braga e pelo Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM Cávado, Rafael Gomes Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *