DestaqueMinho

Época balnear nas praias do Faial e do Alqueirão arranca a 10 de junho

A época balnear na praia do Faial, na Vila de Prado, e do Alqueirão, em Terras de Bouro, arranca no próximo dia 10 de junho. No entanto, o fim da época é diferente para as duas praias.

A praia da albufeira terrabourense vai estar oficialmente aberta até 17 de setembro, oferecendo todas as condições de fruição de praias suas congéneres. A praia vilaverdense encerra a época balnear no dia 10 de setembro, uma semana antes.

Praia do Faial
Com bandeira azul e aproveitando a beleza das margens, orladas da mais variada vegetação e a segurança que o rio oferecia durante os meses de Verão, Prado criou, junto da ponte do Cávado, uma praia fluvial que, no género, podia considerar-se das melhores do país.

A praia Fluvial do Cávado constitui a maior atração da Vila de Prado, sendo procurada por milhares de pessoas, que nela descobriram uma alternativa vantajosa às praias do litoral.

Situada no Lugar do Faial, começou a ganhar importância a partir da construção da Avenida do Cávado e da instalação do Clube Náutico.

Foi uma boa iniciativa, não só pelas vantagens que proporcionava a quem a utilizava, como pelos interesses materiais que estabelecia.

Durante o Verão é imensamente concorrida. Aos domingos, a afluência de banhistas ou de simples curiosos oferece um espetáculo animado e cheio de cor.

O Plano Diretor Municipal de Vila Verde consagra a área da Praia Fluvial do Faial na Vila de Prado como Espaço de equipamento de Utilização Coletiva Urbanizado, consagrando assim em Plano, o uso que este espaço vem tendo ao longo das últimas quatro décadas para a prática balnear.

Além do uso balnear encontra-se também associada a prática da canoagem, uma vez que o Clube Náutico de Prado tem ali a sua sede.

Acresce referir que esta praia foi objeto de requalificação em 2013, na altura da realização do Campeonato da Europa de Canoagem Maratonas, tendo a intervenção tido como objeto principal a melhoria da acessibilidade das pessoas ao rio e a dotação do espaço com novos equipamentos de apoio.

Praia do Alqueirão
A praia de Alqueirão, distinguida com qualidade de Ouro pela QUERCUS, está situada na margem da albufeira da Caniçada, após a ponte que liga Rio Caldo à Vila do Gerês.

Esta zona balnear é o local ideal para usufruir de momentos relaxantes junto à água enquanto se contemplam montanhas e vales em redor, a Marina de Rio Caldo e o Santuário do S. Bento da Porta Aberta na margem oposta.

É também um ponto com presença de empresas para a realização de atividades náuticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *