Tipo de calçado que um podologista (quase) nunca usa
É muito provável que os chinelos de dedo sejam o calçado mais utilizado nos dias quentes. É uma opção fresca, simples, versátil e aparentemente confortável. No entanto, segundo Paul Macaulay, um podologista, citado no jornal DailyMail, usá-los tem consequências negativas.
De acordo com o especialista, ao colocar o pé no chinelo está a fazer muita força, algo que é capaz de causar danos e, em determinados casos, fazer com que fique com os dedos em garra.
Caso não saiba trata-se de uma deformidade que acontece quando as articulações do dedo do pé se dobram como uma garra e se tornam inflexíveis. O especialista diz que usar os sapatos incorretos é a principal causa deste problema.
Além disso, como se está sempre a fletir os dedos e a apertar os chinelos o risco de tendinite – tendões inchados e inflamados – aumenta. Isto resulta em dores e rigidez.
Explica também que os chinelos fazem com que esteja mais suscetível a quedas. Além disto, não fornecem quase apoio nenhum ao pé, algo que a longo prazo é capaz de provocar muitas dores e inchaço não só nos pés, mas também nas pernas e ancas.