NACIONAL

Nuno Ferrand condecorado pela França com a Legião de Honra

O Diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) e Professor Catedrático na Universidade do Porto, Nuno Ferrand foi condecorado com a insígnia de “Cavaleiro da Legião de Honra”, pela embaixadora francesa em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, como reconhecimento da excelência do seu percurso académico e da colaboração científica intensa com a Universidade de Montpellier nos campos da biodiversidade e biologia evolutiva.

A colaboração com a Universidade de Montpellier teve início em 2003 com a criação do CIBIO, uma unidade de I&D que desenvolve investigação básica e aplicada no domínio das ciências biológicas e, mais especificamente, nas principais componentes da biodiversidade: genes, espécies e ecossistemas.

Em 2014 é criado o Laboratório Internacional Associado (LIA) “Biodiversidade e Evolução”, formalizando a cooperação entre o CIBIO e duas unidades de investigação do CNRS e Universidade de Montpellier, França – ISEM (Instituto de Ciências de Evolução de Montpellier) e CEFE (Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva). Esta estreita colaboração assenta em numerosos projetos científicos desenvolvidos em conjunto, nos domínios das Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

Para além de apoiar a realização de projetos colaborativos de investigação, o LIA permite também o intercâmbio de estudantes e investigadores entre as instituições participantes, bem como a organização de workshops e cursos de formação avançada.

Mais recentemente, em 2019, é aprovada uma candidatura ao programa europeu Horizonte 2020 – concurso Teaming for Excellence, que tem como objetivo o desenvolvimento do CIBIO como centro de excelência internacional nas áreas da biodiversidade e biologia ambiental. Desta forma, em colaboração com a Universidade de Montpellier, nasce o projeto europeu BIOPOLIS dedicado à investigação em áreas como a biodiversidade e a genética e que corresponde ao maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação em Portugal.

A Ordem Nacional da Legião de Honra (em francês: Ordre National de la Légion d’Honneur), instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, é a mais alta condecoração nacional de França e recompensa os méritos excecionais adquiridos ao serviço da nação por militares ou civis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *