DestaqueVILA VERDE

Jogo de tabuleiro gigante na praia fluvial do Faial ensina a reciclar

É já amanhã, na praia fluvial do Faial, em Vila Verde, entre as 9h00 e as 12h00, que crianças e jovens vão ser desafiados pela Sociedade Ponto Verde a participar no “Recicla Mania”, o jogo de tabuleiro gigante que ensina boas práticas e incentiva a reciclar mais e melhor as embalagens do nosso dia-a-dia.

O “Recicla Mania”, que na sua primeira edição contou com a participação de 2 mil jovens, aproximadamente, vai voltar a proporcionar momentos de convívio e de partilha inesquecíveis, com os mais pequenos a poderem testar o que sabem sobre reciclagem. “Para onde vai o plástico das barrinhas de cereais?”, “Qual a ordem dos 3 R’s?” ou “Sabes o que acontece às embalagens quando são colocadas no ecoponto?” são algumas das questões que vão ser colocadas a quem aceitar este desafio da SPV.

Ao contrário dos jogos tradicionais, o “Recicla Mania” tem a especificidade de tornar as crianças e jovens nos verdadeiros peões do jogo, movendo-se até chegarem à meta. Após lançarem o dado, vão avançando pelas diferentes casas, que têm as cores dos ecopontos (verde, azul e amarelo), onde, em algumas, lhes serão colocadas as perguntas e esclarecidas dúvidas.

Para o coordenador de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde “os jovens são os influenciadores do futuro e o ‘Recicla Mania’ é, atualmente, uma das nossas principais ações de aproximação às faixas etárias mais novas.”

“Sabemos que a sensibilização continua a ser muito importante para que se reciclem mais e melhor as embalagens e, por isso, queremos aproveitar o período do verão para estarmos junto das crianças e jovens que vão usufruir da praia nesta altura do ano, reforçando que devemos reciclar onde quer que estejamos. Através deste jogo, ensinamos sobre reciclagem de embalagens de uma forma divertida e incentivamos ao uso correto dos ecopontos, equipamentos que também já se encontram nestes locais,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

O “Recicla Mania” realça a missão e o papel ativo da Sociedade Ponto Verde na promoção da Literacia Ambiental, com enfoque na sensibilização dos mais jovens para a importância de separar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar, neste caso na praia, um dos ecossistemas naturais que deve ser preservado. Através destas aprendizagens, pretende-se que todos, coletivamente, adotem as melhores práticas e possam dar o seu contributo para as metas da Reciclagem de embalagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *