DestaqueVILA VERDE

Jogos na praia do Faial, em Prado, mobilizam crianças para a reciclagem

Com a participação de mais de uma centena de crianças, a praia fluvial do Faial, na Vila de Prado, foi hoje palco de uma ação de sensibilização ambiental. Uma série de jogos didáticos foi o mote para, de forma divertida, partilhar conhecimentos, informações e desafios para a adoção de hábitos diários mais ecológicos.

A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, marcou presença na iniciativa, sublinhando a importância de iniciativas que promovam “comportamentos e hábitos de vida mais sustentáveis e amigos do ambiente”.

Acompanhada pelo vereador do ambiente, Patrício Araújo, a autarca destacou, nesse âmbito, “o papel que tem sido desenvolvido pelos mais novos junto das famílias, também fruto do extraordinário trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas do concelho, como é o caso do Projeto Escola Mais Verde”.

“É fundamental que a cada vez maior preocupação da população em geral para as questões ambientais se transforme em ações concretas e com impacto real na vida quotidiana. E, para isso, as nossas crianças e os nossos jovens estão a cumprir uma grande missão. É o futuro de todos que está em causa”, afirmou Júlia Rodrigues Fernandes.

Na Praia do Faial, crianças e jovens foram desafiados a participar no “Recicla Mania”, o jogo de tabuleiro gigante que ensina boas práticas e incentiva a reciclar mais e melhor as embalagens no dia-a-dia, proporcionando momentos de convívio e de partilha inesquecíveis, com os mais pequenos a testar o que sabem sobre reciclagem.

“Para onde vai o plástico das barrinhas de cereais?”, “Qual a ordem dos 3 R’s?” ou “Sabes o que acontece às embalagens quando são colocadas no ecoponto?” são algumas das questões lançadas no desafio.

A Sociedade Ponto Verde explica que “os jovens são os influenciadores do futuro e o ‘Recicla Mania’ é, atualmente, uma das formas principais ações de aproximação às faixas etárias mais novas”.

“Sabemos que a sensibilização continua a ser muito importante para que se reciclem mais e melhor as embalagens e, por isso, queremos aproveitar o período do verão para estarmos junto das crianças e jovens que vão usufruir da praia nesta altura do ano, reforçando que devemos reciclar onde quer que estejamos. Através deste jogo, ensinamos sobre reciclagem de embalagens de uma forma divertida e incentivamos ao uso correto dos ecopontos, equipamentos que também já se encontram nestes locais,” defendeu Ricardo Sacoto Lagoa, da SPV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *