DestaqueVILA VERDE

Letra Harvest Fest está de volta com atenção especial ao lúpulo

O Letra Harvest Fest está de volta com um programa que se estende ao longo do fim de semana de 25 a 27 de agosto, em Vila Verde. A colheita do lúpulo, caminhadas e a prova de diferentes sabores de cervejas artesanais, juntamente com animação musical e convívio gastronómico, são propostas do evento organizado pela Cervejaria Letra.

integrado Na Rota das Colheitas – programação que o Município de Vila Verde promove até novembro em todo o concelho –, o Letra Harvest Fest apresenta-se como um incentivo à recuperação do cultivo do lúpulo, “ingrediente fundamental ao fabrico de boa cerveja” e que já foi uma referência da atividade agrícola do concelho no mercado internacional.

Os fundadores da cerveja Letra, Filipe Macieira e Francisco Pereira, destacam a referência histórica a “uma atividade endógena da região, o que só torna tudo mais especial”. Designadamente nas décadas de 70 e 80 do século passado, o concelho de Vila Verde destacou-se como região produtora e exportadora de lúpulo de reconhecida elevada qualidade.

“O Letra Harvest Fest é a nossa grande celebração anual. É também uma espécie de homenagem a Vila Verde, o município que acreditou no nosso projeto e onde, até hoje, a cerveja Letra é produzida. Inaugurámos recentemente a nossa quinta Letraria, mas Vila Verde continua a ser a nossa sede”, aponta Filipe Macieira.

A assinalar 10 anos de vida da marca, a cervejaria Letra garante um fim de semana intenso e repleto de momentos diversos e únicos, como o que dá mote à organização do evento: a colheita do lúpulo com almoço no campo, além da oportunidade de conhecer e acompanhar todo o processo de produção de cerveja artesanal.

Trata-se de uma festa de entrada livre, em que apenas se paga a cerveja e o copo oficial do evento (quem se inscrever na caminhada e no torneio de padel tem o copo incluído). Inclui ainda street food com sugestões locais, showcookings, concertos e a certeza de poder experimentar todas as ‘letras’ da cerveja Letra.

As três noites do evento prometem acabar em grande, com concertos de bandas como Cão Que Ladra, Silvino Branca e We Rhythm And Blues e DJs, entre os quais se destaca Fernando Alvim no dia 25 de agosto, a partir das 24h.

A não perder também o lançamento de um novo produto especial da marca: a Sidra Duura, feita com maçã porta da loja, uma espécie com forte tradição na região e características especiais de sabor e durabilidade.

“No ano passado tivemos quase 5000 pessoas a festejar connosco. Por isso, a expectativa é grande! A programação é muito variada, mas destacaria a caminhada e a colheita do lúpulo entre as atividades e, no recinto da festa, há uma novidade: beer cocktails. E, muito importante, o lançamento da Sidra Duura, a sidra da “casa” que já muitos pediam”, anuncia Francisco Pereira, cofundador da cerveja fabricada em Vila Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *