AMARESDestaque

Amares celebra aniversário do poeta Sá de Miranda

Para celebrar a efeméride do nascimento de Sá de Miranda, ao que se crê, ocorrido a 28 de agosto de 1487, o Centro de Estudos Mirandinos decidiu criar seis postais alusivos ao escritor. Concebidos por Helena Silva, são postais, segundo o Diretor do Centro de Estudos Mirandinos, Sérgio Guimarães de Sousa, que chamam “a atenção para o importante legado patrimonial e cultural do poeta”.

Além disso, são os primeiros de uma série que irá, em edições limitadas, sendo produzida em momentos marcantes relativos a Sá de Miranda. São, portanto, além de tudo o mais postais de coleção.

A Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda conjuntamente com o Centro de Estudos Mirandinos, como forma de homenagear o poeta no dia do seu Aniversário, vai estar durante a manhã na Praça do Comércio, com uma banca de livros de poesia a oferecer à comunidade os postais com a poesia de Sá de Miranda e informação sobre a Biblioteca Municipal e o Centro de Estudos Mirandinos.

CEM nasceu da inquietude de pessoas que reconhecem o valor do grande legado do poeta
O CEM é uma instituição de investigação, com sede na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda (localizada no concelho de Amares, Braga), presidido por Sérgio Guimarães de Sousa, Diretor do Centro de Estudos Mirandinos, que tem como principal finalidade a promoção e divulgação de trabalhos e atividade na área científica dos estudos sobre a vida e obra de Sá de Miranda. Realiza diversas ações, tais como:

– Promoção da investigação na área da sua especialidade (os estudos mirandinos), em conexão com outras áreas do conhecimento, e divulga os respetivos resultados;
– Promove a publicação de textos e obras de natureza científica, cultural, pedagógica e artística em torno da figura e da obra de Francisco Sá de Miranda bem como da sua época histórico-cultural;
– Elabora e organiza cursos, ações de formação, reuniões científicas e iniciativas de caráter cultural na área da sua especialidade;
– Constitui protocolos de cooperação com entidades científicas e culturais nacionais ou estrangeiras;
– Promove o património cultural da região de Amares associado à vida e obra de Sá de Miranda, favorecendo, por extensão, a dinamização turística da região.

Tem sido um ano muito promissor para o CEM. Com efeito, ocorreu já a terceira edição do Prémio Literário Francisco Sá de Miranda, o qual distinguiu o cardeal, poeta e teólogo português José Tolentino Mendonça pela obra Introdução à Pintura Rupestre (2021). Nos anos anteriores, recorde-se, foram já premiados dois grandes nomes da nossa poesia: Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral. O Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda foi instituído pelo Município de Amares em parceria com o Centro de Estudos Mirandinos, com uma periocidade bienal, tendo um valor pecuniário de 7.500 euros.

Em 2022, a instituição homenageou Marcia Arruda Franco com a entrega da Medalha Municipal de Mérito Científico, Professora da Universidade de São Paulo, ao longo das últimas décadas tem contribuído decisivamente para a difusão do poeta do Neiva não só pelo Brasil, mas também por diversas regiões do mundo através de conferências e palestras sobre temáticas mirandinas.

Este ano, foi criado pela primeira vez e que terá continuidade o Prémio Escolar Francisco de Sá de Miranda (prémio no valor monetário de 750 euros), prémio que distingue a melhora aluna do Agrupamento de Escolas de Amares com melhor nota no exame nacional a Português.

Foi lançado, um projeto pioneiro, um CD musicado de Sá de Miranda pelo professor e músico Luís Capela.

Já é uma referência a obra literária “Francisco de Sá de Miranda – Obra Completa” reeditada em 2021, já publicamos o livro: “Repensar Sá de Miranda e o Renascimento”, e em breve será lançado um dicionário mirandino.

O facto de Sá de Miranda ter-se refugiado no Minho, na Quinta da Tapada (localizada na freguesia de Fiscal, Amares) casado com D. Briolanja de Azevedo (dos Machado de Castro – Senhores de Entre Homem e Cavado), estando os seus restos mortais sepultados na igreja Paroquial de Carrazedo, teve um enorme peso, que nos incutiu agir, e criar este Centro de Estudos dedicado ao Poeta do Neiva.

“A nossa ambição é que o CEM cresça com solidez, que Sá de Miranda esteja bem presente na comunidade, não só a nível académico, mas numa envolvente social em que todos participem, essa é grande homenagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *