Roubam telemóvel a homem após enfarte fatal e transferem milhares
O Corpo Nacional de Polícia de Espanha deteve duas mulheres e um homem, em Alicante, suspeitos de se apropriarem de cerca de 72 mil euros que transferiram da conta bancária de uma pessoa já falecida.
De acordo com o diário espanhol ABC, um dos detidos ter-se-á aproveitado do facto de a vítima sofrer um enfarte para se apropriar do seu telemóvel e documentação pessoal para cometer a fraude. Entre os detidos está ainda a responsável por uma instituição de caridade, que doa alimentos a carenciados, e que transferia o dinheiro para a conta da filha menor.
A investigação ao caso teve início depois de um homem denunciar que, após a morte do seu irmão, haviam ocorrido várias movimentações anormais na sua conta bancária e para as quais não encontrou explicação. O homem explicou que o irmão tinha morrido em outubro de 2022 e até março de 2023, altura em que família se reuniu para gerir a herança, não tinham dado conta dos movimentos bancários.
A polícia percebeu que foram efetuadas várias transferências de dinheiro através de uma aplicação móvel. Muitas transferências estavam descritas como “Banco Alimentar”. No total, foram transferidos, para contas desconhecidas, 71.580 euros.
A investigação acabou por concluiu que a maior parte do dinheiro foi transferida para uma conta que estava em nome de uma menor. A mãe desta menor havia feito diversas transferências para a conta da filha e para outras duas contas em seu nome. O objetivo da descrição “Banco Alimentar” era “disfarçar” as transferências, uma vez que a mulher é responsável por uma instituição de caridade que doa alimentos.
No total, estiveram envolvidas no golpe duas mulheres, de 47 e 49 anos, e um homem, de 52, que agora foram detidos.
Após serem ouvidos, os suspeitos saíram em liberdade e aguardam agora para comparecer em Tribunal.