DestaqueVILA VERDE

Exposição ‘Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto’ na Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde

A Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde acolheu ontem à tarde, a inauguração de uma exposição dedicada à comunidade cigana intitulada “Comunidades Ciganas: E a Liberdade Aqui Tão Perto”, que está patente ao publico até ao dia 4 de outubro.

A mostra da autoria do fotografo José Firmino Ribeiro é composta por 48 fotografias, todas a preto e branco, datadas dos anos 70, simbolizando os 48 anos de ditadura.

José Firmino fotografou o dia-a-dia da comunidade de etnia cigana durante o Estado Novo, período durante o qual as famílias foram perseguidas e forçadas a deambular de cidade em cidade, trocando de local em menos de uma semana. As fotografias registadas sobretudo no Alentejo interior e na Póvoa de Varzim, na década de 1970, serviram de mote para a Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga lembrar a história de Portugal no século passado, nomeadamente durante os 48 anos de ditadura.

A sessão de abertura contou com a Presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, do Vereador da Ação Social, Manuel Lopes, do autor da Exposição Firmino Ribeiro, do representante da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, Paulo Sousa, entre outras entidades que se associaram a esta iniciativa.

Livro ‘Comunidades Ciganas: E a liberdade aqui tão perto’
O momento da inauguração foi aproveitado para apresentação do Livro “Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto”, uma edição do Município de Vila Verde, com a direção a cargo da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *