DestaqueVILA VERDE

XV Feira de Agricultura e Doçaria está de volta a Cabanelas este fim-de-semana

A Agridoce esteve em destaque esta manhã, na RTP1, no Programa da Praça da Alegria, para divulgação desta emblemática atividade da Rota das Colheitas, que regressa em força este fim de semana, de 8 a 10 de setembro, com um programa repleto de múltiplas e variadas atividades.

A XV Feira de Agricultura e Doçaria em Cabanelas, Agridoce decorre no largo da igreja da freguesia, e prepara-se para estar no centro das atenções pela excelência dos produtos do campo (legumes e animais vivos) e dos deliciosos doces caseiros. Além das compotas e de geleias de diferentes sabores, a gastronomia vai também passar por outras iguarias. A famosa broa com sardinha e o tradicional vinho doce são dois bons exemplos disso mesmo.

Haverá muito para conhecer e apreciar durante os três dias consecutivos. Feiras de produtos locais e doçaria, diferentes atuações de música ao vivo, recriação de práticas ancestrais, fumeiro, insufláveis, entre muitos outros, serão outros dos atrativos da iniciativa.

A Feira arranca hoje, às 20h30 com o Desfile de Tratores, seguindo às 21h00 com o Encontro de Rusgas e atuação de Cachadinha e seus camaradas.

Amanhã, sábado, às 9h30, há o corte de milho no campo. Durante a tarde há animação com bombos, cabeçudos e gigantones, jogos tradicionais, zumba e espuma. À noite haverá a desfolhada tradicional, o espetáculo ZecaAdegas e o DJ Tottas com festa da espuma.

O último dia, domingo, começa com uma ação religiosa pela manhã (Eucaristia, 08h00) e segue com os passeios de motorizadas. Durante a tarde a animação continua com bombos, gigantones e cabeçudos, com o Cortejo Etnográfico e o Encontro de Folclore.

Ao longo destes dias poderá, ainda, apreciar as magnificas decorações dos altares da Igreja Paroquial com produtos da terra.

Inserida na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a Feira de Agricultura e Doçaria é organizada pela Paróquia de Cabanelas com o apoio da Junta de freguesia e também de vários voluntários, que trabalham com afinco para ajudar a tornar o evento um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *