CURIOSIDADES

Três gatos fazem as delícias das crianças deslocadas em Gaza

Pelo menos 111 famílias palestinianas – cerca de 905 pessoas – não tiveram outra escolha senão deixar as suas casas na Cisjordânia, revelou a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

As imagens que chegam do conflito armado que decorre na Faixa de Gaza são de partir o coração pela brutalidade que representam para o povo – e principalmente para os mais pequenos. Mas há momentos de alegria que valem a pena partilhar.

Muitos palestinianos deslocados, que tiveram de fugir das suas casas devido aos ataques israelitas, transportam três gatos pertencentes a uma família, que sobreviveu aos ataques aéreos, num campo de refugiados em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

As fotografias captadas pela agência Reuters – que pode ver na galeria acima – são uma ‘lufada de ar fresco’ num momento de grande tensão e incerteza.

De recordar que, desde 7 de outubro, pelo menos 111 famílias palestinianas, compreendendo cerca de 905 pessoas, não tiveram outra escolha senão deixar as suas casas na Cisjordânia devido à violência e intimidação por parte das forças e colonos israelitas, segundo a ONU, apontou esta a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF).

O grupo islamita Hamas lançou um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, em bombardeamentos e incursões terrestres na Faixa de Gaza, e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *