Minho

Arranca requalificação da EB1/JI Agostinho da Silva, em Abação

A Escola Básica e Jardim de Infância Agostinho da Silva, em Abação, está prestes a passar por um processo de requalificação que visa melhorar significativamente as condições de ensino e de convivência para alunos e professores. O edifício, datado dos anos 80 e pertencente ao plano “Escolas P3” em todo o país, será objeto de uma série de melhorias para garantir um ambiente mais acolhedor e funcional. A empreitada, um investimento que ronda os 800 mil euros, ao qual acresce o valor do IVA em vigor, foi adjudicada à empresa Construções F. M. Magalhães, Lda, com um prazo de execução de 300 dias.

A necessidade de requalificação deve-se, em grande parte, ao desgaste natural dos materiais ao longo dos anos e à disponibilidade de novas soluções que melhoram o conforto térmico e acústico das instalações escolares, tendo a escola já passado pelo processo de remoção de amianto, que exigiu a transferência temporária de alunos e professores para uma escola vizinha.

Uma das principais melhorias a efetuar será a substituição das caixilharias dos vãos exteriores por modelos com vidro duplo, proporcionando um melhor isolamento térmico e acústico. Além disso, haverá renovação dos materiais e pintura das superfícies, criando um ambiente mais luminoso e convidativo.

As casas de banho receberão uma renovação completa, incluindo a substituição das louças sanitárias, dos azulejos das paredes, dos mosaicos dos pavimentos e das paredes divisórias por painéis fenólicos, resultando num aumento significativo do espaço útil.

Os paramentos exteriores do edifício serão revestidos com capoto reforçado por uma placagem cerâmica de tijolo à vista a uma altura de 1,20 metros, que tornará o edifício mais atraente, reforçando a sua durabilidade e resistência.

Outras melhorias incluirão a substituição completa do sistema elétrico, a instalação de um sistema de proteção contra incêndios e a implementação de um sistema de climatização do edifício, conhecido como “AVAC”. Além disso, no exterior da escola, está prevista a reparação dos pavimentos e sistemas de drenagem, garantindo que o entorno da escola seja seguro e funcional para alunos, professores e funcionários.

O projeto de requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância Agostinho da Silva representa um investimento significativo na educação e no bem-estar dos alunos, criando um ambiente propício à aprendizagem e à qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *