CURIOSIDADES

Mal sabia o leitor que fadiga é sintoma de bronquite. Mas há mais

Abronquite trata-se de uma doença respiratória que “afeta os brônquios, as estruturas responsáveis por levar o ar para dentro dos pulmões”, pode ler-se num artigo do grupo Lusíadas, que contou com a colaboração da pneumologista Vanda Areias. Quando ocorre uma inflamação nessas estruturas, “eles ficam mais estreitos e mais sensíveis, o que dificulta a passagem do ar” e “isso resulta em sintomas como tosse persistente, produção de expetoração em excesso e, por vezes, falta de ar”.

Os sintomas da bronquite, acrescenta, “variam dependendo do tipo e gravidade da doença”. “Além da tosse com expetoração, outras manifestações comuns incluem desconforto torácico, fadiga e febre (baixa).”

Outros sintomas comuns incluem “cansaço excessivo, falta de ar, dor no peito durante a respiração e febre baixa”. “Durante um episódio agudo de bronquite, algumas pessoas podem até apresentar dores musculares e desconforto geral”, lê-se.

Porém, o mesmo artigo ressalva que “nem todos estes sintomas estão presentes em todas as pessoas com bronquite”. Algumas podem ter apenas tosse persistente, por exemplo. Além disso, lembra que estes sintomas também podem ser causados por outras condições respiratórias, como gripes e constipações. Por isso, “é fundamental procurar um médico para realizar uma avaliação adequada do quadro clínico e obter um diagnóstico preciso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *