No dia 6 de janeiro, sábado, às 21h30, o Theatro Circo recebe o primeiro espetáculo do ano, dando início ao novo ciclo Contraponto, com ‘Quarteto Para o Fim do Tempo’, de Olivier Messiaen, por Pluris Ensemble.
A plataforma Pluris Ensemble, com direção artística de Pedro Oliveira e Joaquim Pereira, irá interpretar a composição de Olivier Messiaen apresentada pela primeira vez em 1940 num campo de concentração na Alemanha.
Em 1940, aquando da rendição de França à Alemanha, Olivier Messiaen foi capturado e enviado para o campo de concentração de Görlitz, na Alemanha. Apesar de todas as privações, os músicos gozavam de um certo privilégio, permitindo ao compositor guardar as suas partituras e continuar a compor juntamente com outros músicos ali cativos. É neste contexto que Quarteto Para o Fim do Tempo nasce e é apresentada pela primeira vez, neste campo de concentração, a um público de prisioneiros e militares alemães de todas as hierarquias.
O ‘Contraponto’ é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI. Ao longo de seis sessões anuais, o Theatro Circo convida ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.
Fundado em Braga em 2022, o Pluris Ensemble é uma plataforma de manifestação musical, onde a exploração eclética e transversal da música orienta este organismo vivo, que se quer plural na criação, na interpretação de diferentes compositores e até no formato de apresentação. O Pluris Ensemble tem a direção artística de Pedro Oliveira e Joaquim Pereira.
Este espetáculo conta com o apoio da Antena 2.
Bilhetes disponíveis no Theatro Circo a 12€ (6€ c/ cartão Quadrilátero), locais habituais e online em https://www.bol.pt
