Bloco questiona Governo sobre encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Apúlia em Esposende
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a 19 de maio de 2023, através da pergunta número 1603, questionou o Ministério da Saúde acerca do encerramento temporário da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), pólo de Apúlia, no concelho de Esposende.
Em resposta à pergunta, ofício 1092, o Ministério da Saúde informou que o encerramento temporário se deveu a “uma situação de alteração da qualidade do ar, situação que se foi agravando progressivamente”. A 7 de dezembro de 2022 o estudo realizado demonstrou a existência de naftalenos. Foi também informada a inscrição da requalificação da unidade de saúde no PRR e a conclusão da obra apontada para o final de 2024.
Segundo as denúncias que chegaram ao partido, as obras de reabilitação ainda não começaram e recentemente a morada do Pólo de Saúde de Apúlia desapareceu da lista das unidades de saúde, no sítio da internet do Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários.
A população está com receio que a unidade de saúde não reabra e a decisão de encerramento temporário passe a efetivo.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Apúlia e Fão está dividida em dois pólos, um na Apúlia e outro em Fão, no concelho de Esposende. Esta unidade de cuidados, com 5 médicos, abrange um total de 9360 utentes, de 4 freguesias do concelho. Dos 9360 utentes 1331 não têm médico de família.
Atendendo ao exposto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirige as seguintes perguntas ao Ministério da Saúde:
1. Tem o Ministério da Saúde conhecimento da situação?
2. Para quando estão previstas as obras na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, pólo da Apúlia?
3. Garante o Governo que não irá encerrar definitivamente a Unidade?
4. Reconhece o Governo a importância deste pólo da Unidade de Cuidados de Saúde?