Disparam alunos a precisar de apoio fora das aulas
O ano de 2024 arrancou com um aumento de 262% na procura por explicadores em Portugal entre 1 e 19 de janeiro, em comparação com o mês anterior, segundo uma análise da plataforma de contratação de serviços Fixando, um fenómeno que reflete uma necessidade por apoio académico que está a preocupar professores e explicadores.
No entanto, os centros de explicações e professores particulares não estão a conseguir dar resposta à enchente de pedidos e apenas 52% dos encarregados de educação conseguiram encontrar um profissional disponível para o seu educando nas primeiras semanas de janeiro.
Apesar da procura registada neste período se concentrar nos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto, as dificuldades em encontrar explicadores são mais evidentes nos distritos de Évora, Leiria, Santarém e Coimbra, onde a oferta é mais reduzida.
As explicações para vários disciplinas são as mais procuradas (44%), mas de seguida destacam-se os pedidos de aulas para matemática do ensino secundário (13%) e matemática de 3º ciclo (8%), uma disciplina que tem causado mais preocupação por parte de professores e encarregados de educação, especialmente à luz dos recentes resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) divulgados no mês passado. Estes resultados situaram Portugal entre os países da OCDE que mais pioraram a pontuação na área de Matemática, acentuando ainda mais a necessidade de apoio específico a esta disciplina.
Ao analisar a distribuição por níveis de ensino, a Fixando constatou que 40% dos pedidos de explicações são para alunos do ensino secundário, seguido por 22% do ensino universitário, 15% do terceiro ciclo, 14% do ensino primário e 6% do segundo ciclo.
“Estes dados denotam uma clara inquietação das famílias com os resultados escolares dos jovens e o setor está a fazer os possíveis para dar uma resposta adequada. Apesar do desequilíbrio entre a oferta e a procura, verificamos que os preços praticados não subiram, em relação à média do ano passado”, explica Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.
Muitos alunos e explicadores têm também recorrido a sessões de explicação por videochamada o que tem permitido colmatar o aumento da procura. Esta abordagem tem proporcionado uma alternativa flexível e conveniente para os estudantes, permitindo-lhes ter aulas individuais no conforto de casa, ao mesmo tempo em que otimizam custos em comparação com centros de estudos tradicionais.
Sobre esta dinâmica, a explicadora Sílvia Santos refere que “as explicações online são uma mais-valia, pois os alunos podem ter uma aula individual no sossego da sua casa, não pagam tanto como se estivessem num centro de estudos e com as novas tecnologias o ensino consegue ser muito interativo, mesmo à distância”.