Bloco de Esquerda solidário com Rafael Lomba, cidadão de Vila Verde expulso de Marrocos
Foi noticiado em vários órgãos de Comunicação Social que Rafael Lomba, fotógrafo vilaverdense, foi expulso de Marrocos quando se encontrava a documentar a resistência no Saara Ocidental.
Esta deportação de um cidadão português, violando os seus direitos individuais, merece ser repudiada pelo estado português.
“No trabalho fotográfico de Rafael Lomba são habituais e explicitamente notórias as suas preocupações sociais, acompanhando e documentando várias manifestações e movimentos sociais tanto no país como no estrangeiro. Refiram-se, a título de exemplo, os relatos fotográficos das dificuldades vividas pela população ucraniana em êxodo forçado, ou o acompanhamento da comunidade cigana de Vila Verde durante a pandemia, cujas quotidianas vulnerabilidades foram, nesse período, muito agravadas”, refere o partido em comunicado.
O BE acrescenta: “Lembramos que o Saara Ocidental é a última colónia africana, ocupada ilegalmente por Marrocos desde 1975, terá a posição portuguesa de ser coerente com o n.º 3 do artigo 7.º da Constituição da República, reconhecendo ‘o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão'”.
Neste contexto, “em que Marrocos demonstra mais uma vez desrespeito pelo direito internacional e pelas recomendações da ONU, subjugando de forma agressiva o território do Saara Ocidental e a sua população, a Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda manifesta a sua solidariedade com Rafael Lomba e com o povo sarauí”.