CURIOSIDADES

Ursos ‘Paddington’ na Bolívia deixam especialistas esperançosos

Pelo menos 60 ursos andinos foram avistados em áreas onde nunca tinham sido avistados, na Bolívia, deixando assim os especialistas esperançosos da conservação da espécie

Apesar de a espécie, Tremarctos ornatus, não ser um nome conhecido da maioria da população, muitas pessoas já ‘viram’ este animal, do que pequeno ao grande ecrã. É que esta foi a espécie de inspirou ‘Paddington’, a personagem de animação que vai ter com a sua tia a Londres, no Reino Unido, e desenlaça uma série de aventuras.

O urso, também conhecido como urso de óculos ou Jukumari, é considerada uma espécie vulnerável à extinção.

O que permitiu descobrir estas dezenas de animais na Bolívia foram uma série de câmaras, instaladas em 2017 pelo Programa de Conservação de Carnívoros Andinos do Zoológico de Chester. No vídeo na galeria acima é possível ver o que parece ser um urso e a sua cria a ‘brincarem’.

Em 2023, foi avistada esta comunidade de ursos a brincar e a caminhar numa floresta boliviana – e a descoberta é agora partilhada.

Os especialistas dão ainda conta de que a perda de habitat, a caça e os efeitos das alterações climáticas são o grande desafio à sobrevivência desta espécie. Segundo os responsáveis deste programa, se nada for feito para combater estes efeitos e ações até 2030, a região pode perder até 30% dos seus ursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *