Minho

Videógrafo norte-americano Brandon Li é cabeça de cartaz do ‘ABVP Travel Fest 2024’ em Guimarães

O ABVP Travel Fest está de regresso a Guimarães, nos próximos dias 11 e 12 de maio, no Teatro Jordão, para mais uma edição de partilha de conhecimento e inspiração para todos os Bloggers e Amantes de viagens e aventura.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, enfatiza que o “património histórico da cidade, a gastronomia e a arte de bem receber dos vimaranenses deixarão seguramente marcas nos visitantes, muitos dos quais especializados na produção de conteúdos de viagem” em Portugal e além- fronteiras.

“Em Guimarães cuidamos de um turismo sustentável e temos na ABVP o parceiro ideal para percorrer este caminho. Estou certo de que será mais uma edição inspiradora e memorável para todos os que se deslocarem a Guimarães no âmbito do ABVP Travel Fest”, remata Lopes Silva.

Uma das grandes surpresas desta edição é a participação do videógrafo norte-americano Brandon Li, mestre da improvisação, autor do icónico filme The Passion of Andaluzia e recente vencedor do Grande Prémio do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo com o filme Morocco Arise, Brandon Li é um dos mais conceituados videógrafos de viagem internacionais e vem partilhar todo o seu saber no palco do ABVP Travel Fest 2024.

O norte-americano, que nos encantará com uma palestra intitulada “Travel Video: Improvised Storytelling”, é apenas um entre muitos nomes de referência nas distintas artes de inspiração no mundo das viagens e do turismo internacional presentes no renovado e histórico Teatro Jordão, nos dias 11 e 12 de maio, palco novamente escolhido para receber o festival organizado pela ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Entre o primeiro grupo de oradores anunciados, e numa edição focada nas comunidades locais, encontra-se também a brasileira Cris Marques (Raízes do Mundo), uma referência no seu país nesta temática, que nos vem falar sobre ‘Turismo de Base Comunitária: o Poder das Viagens para Mudar Lugares’.

‘Baixa’ de última hora na edição de 2023, a indiana Shivya Nath, premiada escritora de viagens, autora de bestsellers e defensora apaixonada do turismo como uma força para o bem, vem mostrar-nos “Como a narrativa de viagens pode capacitar as comunidades locais”.

De Espanha chega Joan Torres, um intrépido explorador do mundo que abordará “A arte de viajar de mochila às costas em destinos extremos”, a sua especialidade e paixão – que tão bem retrata no blogue Against the Compass.
Guimarães é o berço do etnógrafo Vítor Silva, mais conhecido por EthnoPoet, que nos levará por uma “Jornada à Etnosfera: histórias de luta, esperança e aprendizagem desde os Himalaias à Amazónia“ – respetivamente onde vive atualmente e onde passou quase um ano da sua vida com uma tribo afastada da civilização.

Bernardo Conde é muito mais do que um genial fotógrafo e o ideólogo do icónico festival Exodus Aveiro Fest, explorando no palco do ABVP Travel Fest a temática de “Viajar com Propósito: Transformar Vidas em Madagáscar”.

O galego Vicente Fraga tem uma comovedora proximidade fotográfica com as suas gentes mais isoladas da sua comunidade, trazendo-nos apaixonantes histórias dessa relação.

O evento, que vai contar com outros quatro oradores de diferentes latitudes do planeta, mantém a tradição de promover debates em mesa redonda: em 2023 o foco esteve na sustentabilidade ambiental e nos problemas levantados pelo excesso de turismo, enquanto este ano a tónica estará no turismo de base comunitária, as suas vantagens e desafios.

“Vamos manter a aposta na divulgação de documentários com impacto e que façam as pessoas refletir. Continuaremos a promover o debate em torno de assuntos de extrema importância, como é o caso do turismo de base comunitária, pilar fundamental na sustentabilidade socioambiental dos territórios”, refere Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue de viagens Alma de Viajante.

O responsável está “extremamente satisfeito e honrado pelo facto de a autarquia de Guimarães renovar a aposta e entusiasmo em manter o festival na cidade, corolário lógico do festival de 2023, a todos os títulos memorável”.

Rui Barbosa Batista, vice-presidente da ABVP e autor do blogue Born Freee, destaca a qualidade do painel: “Ter em Portugal o Brandon Li, mundialmente conhecido na sua arte, é um raro privilégio que os entusiastas do vídeo e das viagens não devem desperdiçar. Mesmo! A diversidade das experiências e artes dos restantes oradores garantem um fim de semana de inspiração única, repetindo o enorme êxito da edição de 2023”.

Os bilhetes para o público em geral custam 30€ para os dois dias de palestras (e visitas gratuitas na sexta- feira anterior) – preço válido até ao fim do mês de março -, e podem ser adquiridos no site da ABVP. De referir que, a partir do dia 1 de abril, o passe do festival passa a custar 40€.

Os participantes terão ainda acesso gratuito a um conjunto de espaços emblemáticos na cidade, incluindo o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Município de Guimarães, na sexta-feira dia 10 de maio, véspera do início das palestras no Teatro Jordão; bem como descontos em vários hotéis e restaurantes vimaranenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *