Nove companhias de teatro juntam-se para espetáculo pela liberdade em Braga
Nove companhias de teatro do concelho de Braga juntaram sinergias e vão levar à cena, no dia 07 de abril, a peça “Até quando?”, que se assume como uma reflexão sobre a liberdade, anunciaram hoje estas estruturas artísticas.
Segundo o encenador convidado para o projeto, Roberto Moreira, a ideia é “provocar o público”, levando-o a refletir sobre a liberdade e sobre as ameaças que sobre ela pairam.
“Só porque alguém, há 50 anos, fez o 25 de Abril, não podemos dar a liberdade por garantida, podemos perdê-la a qualquer momento. Queremos que o público saia a pensar nisso”, referiu.
A peça vai ser levada a palco pelo movimento Semnome, um coletivo que reúne os grupos Artes d’Alegria, CEA — Cooperativa de Ensino Artístico, Grupo Cénico de Arentim, Grupo de Teatro Planalto, Malad’Arte Produções, Nova Comédia Bracarense, Projeto Expressar, Teatro D’Art e Tin.Bra — Academia de Teatro.
Todos os grupos são do concelho de Braga.
“Numa altura em que o espírito de comunidade se está a perder e em que estamos cada vez mais fechados nas nossas bolhas, este é um projeto que faz todo o sentido”, disse ainda Roberto Moreira.
Para o encenador, o resultado esperado é “um grande espetáculo e uma grande celebração da liberdade e do 25 de Abril”.
A peça vai ser apresentada no dia 07 de abril, no Theatro Circo, na cidade de Braga.