Minho

Guimarães celebra os 50 anos do 25 de abril com programação alargada

Guimarães prepara-se para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, símbolo máximo da democracia e liberdade em Portugal e foi no Café Milenário, em pleno Largo do Toural, emblemático durante o 25 de abril em Guimarães, que se apresentou o programa.

À semelhança dos anos anteriores, o ” Abril com Cantigas do Maio”, mantém o formato, convidando diversas instituições locais a integrar a programação da Câmara Municipal de Guimarães, seguindo um modelo que se revelou um sucesso ao longo dos anos, permitindo “ter uma programação mais rica e um programa mais concentrado”, destacou Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.

No dia 25 de abril, a programação concentra-se na sessão solene da Assembleia Municipal, às 11h00, no “Concerto Comemorativo do 25 de Abril” da Banda Musical das Taipas, no Largo Condessa do Juncal, e no concerto “50 Anos de Abril”, durante a tarde, no Jardim da Alameda.

Os destaques da programação deste ano, vão para o concerto “Sons de Abril”, com o pianista Pedro Emanuel Pereira, comentado por António Vitorino D’Almeida e Miguel Leite, e o tradicional concerto “Sons da Liberdade”, protagonizado pela Banda Musical de Pevidém e pelo “Coro da Liberdade”, sob a orientação e imagens do Cineclube de Guimarães. O espetáculo conta todos os anos com lotação esgotada e com um coro comunitário que muitas vezes ultrapassa os 90 participantes.

A Sociedade Martins Sarmento organizaro cicá lo de conferências “Conversas em Liberdade”, enquanto o Cineclube projetará um ciclo de filmes e apresentará o trabalho fotográfico de Santos Simões que, pelas palavras de Carlos Mesquita, era um “excelente fotógrafo”.

Já esta quarta-feira, começam as visitas guiadas e consultas de documentos sobre o 25 de abril no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e no dia 18, será criado um mural de artes plásticas no Toural, com participação aberta ao público, uma iniciativa organizada pelo Centro Infantil e Cultural de Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *