Mítico saxofonista Joe Lovano apresenta esta quinta-feira em Braga “Our Daily Bread”
Joe Lovano, compositor, saxofonista e produtor galardoado com um Grammy e 14 outras nomeações, pisa pela primeira vez o grande palco do Theatro Circo esta quinta-fera, dia 11 de abril, pelas 21h30.
Lançado pela consagrada editora discográfica ECM, neste Trio Tapestry surge acompanhado pela pianista Marilyn Crispell e por Carmen Castaldi na bateria. Colaboradores de longa data em vários projetos, cada elemento deste trio é um pilar no seu respetivo género: Lovano é um titã do saxofone de jazz, o jornal britânico The Guardian apelida Marilyn Crispell de “uma das pianistas mais conceituadas do jazz contemporâneo” e Castaldi é um percussionista soberbo que bebe do legado contínuo de Paul Motian.
Com novas composições inovadoras que o saxofonista reconhece como sendo “algumas das músicas mais íntimas e pessoais” que gravou até agora, Lovano desenrola uma tapeçaria de expressões modais entrelaçadas com um saxofone brilhante, uma espiritualidade apaixonada ao piano e uma gama de acentos percussivos excecionais.
Pelas palavras de Lovano, “Our Daily Bread é alimentado pelo espírito rítmico de expressão que projeta o misterioso mundo da música que se aproxima”, tal como nos dois álbuns anteriores com Marilyn Crispell e Carmen Castaldi – Trio Tapestry e Garden of Expression, gravados em 2018 e 2020, respetivamente – Lovano escreveu as peças para Our Daily Bread especificamente para este trio, cuja identidade se torna cada vez mais clara.
Marilyn Crispell prova mais uma vez ser a pianista ideal para esta música, orquestrando-a à medida que se desenrola com uma sensibilidade sintonizada tanto com a música de câmara contemporânea como com as múltiplas possibilidades de improvisação na era pós-livre. O musicólogo Wolfgang Sandner escreveu uma vez sobre Crispell, “ela consegue demorar-se na beleza de uma única nota e desenvolver uma infinidade de melodias a partir de um único acorde”. E já nos anos 70, Cecil Taylor previu que Marilyn iria “liderar um novo tipo de lirismo no jazz”, um processo que ela continua a redefinir.
O enigmático baterista Carmen Castaldi, um percussionista excecionalmente subtil, embeleza as peças de Lovano com o seu próprio toque poético nos pratos e, tal como o próprio Joe, extrai periodicamente ressonâncias florescentes dos gongos. A associação de Castaldi com Joe Lovano remonta aos seus anos de adolescência em Cleveland. Para além das suas contribuições para o Trio Tapestry e Garden of Expression, Carmen pode ser ouvido no álbum Viva Caruso de Joe de 2002 (Blue Note).
Este espetáculo conta com o apoio da Antena 1.