Minho

Braga presta homenagem a professora finalista do Global Teacher Prize

O Município de Braga homenageou a professora Sofia Damiana Pires de Jesus, do Agrupamento de Escolas de Real, uma das dez finalistas da versão nacional do Global Teacher Prize de 2024, cuja versão internacional é considerada o Nobel da Educação.

A cerimónia decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda. O Autarca manifestou a sua “profunda gratidão e admiração” pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade educativa, esperando que esta homenagem “sirva de incentivo para todos os professores que, diariamente, se dedicam a formar os cidadãos do futuro com dedicação, inovação e amor pelo ensino”.

“É um orgulho para a Cidade de Braga ter uma professora na lista dos dez finalistas do Global Teacher Prize. A professora Sofia representa o melhor do nosso sistema educativo, evidenciando a capacidade transformadora da educação e o poder de inspirar as novas gerações e este reconhecimento é um testemunho do impacto significativo que tem tido na vida dos seus alunos e na comunidade educativa”, referiu o Autarca, sublinhando que a Educação é o “alicerce do nosso futuro e, como tal, é essencial reconhecer e valorizar o papel fundamental dos professores”.

O Global Teacher Prize mobiliza docentes de mais de 120 países, com o objectivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo. A edição nacional elege, em cada ano, uma professora ou professor particularmente inspirador que, em Portugal, se tenha distinguido pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão. O vencedor será conhecido durante a cerimónia final que irá decorrer no dia 17 de Maio, em Lisboa.

Sofia Damiana Pires de Jesus – Professora no Agrupamento de Escolas de Real, em Braga. As práticas pedagógicas da professora Sofia são reconhecidas pela Direcção-Geral da Educação como referências, nomeadamente no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular. Incorpora tecnologias avançadas como a Realidade Aumentada nas suas aulas para enriquecer o ensino das ciências. É conhecida por criar projectos que estimulam o interesse e a participação activa dos estudantes, como o projecto “Era uma vez… com ciência”, que lhe valeu reconhecimento na 5.ª edição do selo Escola Amiga da Criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *