Minho

Ministro da Agricultura vai conversar com alunos da UMinho sobre a UE

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, em Braga, recebe na segunda-feira, dia 20, às 11h30, a sessão “A importância das eleições europeias”, com o ministro da Agricultura e Pescas e ex-eurodeputado, José Manuel Fernandes. O governante vai conversar com os estudantes sobre os desafios da UE em vésperas de eleições.

A iniciativa tem a moderação da professora Ana Paula Brandão, da EEG, e é comentada pela estudante Valentina Ruas, da licenciatura em Relações Internacionais. O evento insere-se no ciclo de palestras do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais EEGenerating Skills e também do programa “Terra Europa” da RTP, que convida figuras políticas com experiência no Parlamento Europeu a visitarem oito escolas públicas e três universidades nacionais, interagindo diretamente com os estudantes. O objetivo é incentivar a participação nas eleições europeias e fortalecer o interesse pelos assuntos da UE, a consciência cívica e ainda a ponte entre instituições democráticas e a próxima geração de eleitores, para uma sociedade participativa e informada.

Antes de ser ministro, José Manuel Fernandes era eurodeputado há 15 anos e considerado o eurodeputado português mais influente, sendo membro da Comissão dos Orçamentos, da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da delegação para as relações com o Mercosul e com o Brasil e da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.

Foi ainda membro suplente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, a par da delegação para a Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo e para as relações com o Magrebe, incluindo as Comissões Mistas da UE com Marrocos, a Tunísia e a Argélia. Além disso, foi relator permanente dos recursos próprios da UE, além de relator e negociador para o Plano Juncker e o Programa InvestEU, integrando igualmente as equipas do Quadro Financeiro Plurianual e do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. José Manuel Fernandes nasceu em 1967 em Vila Verde, presidindo este município em 1997-2009. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *