CURIOSIDADES

O erro na alimentação que está a afetar a sua saúde intestinal

É importante cuidar da saúde intestinal. Porquê? Geralmente, “um microbioma saudável, contém muitas espécies diferentes de bactérias intestinais e produz ácidos gordos de cadeia curta, como o butirato”, explica Kate Hilton, uma dietista, citada na edição britânica da Womens Health. Caso não saiba, “estes não só reduzem a inflamação no corpo, como também atuam como uma fonte de energia adicional”, acrescenta.

Por isso, convém fazer uma alimentação equilibrada, ‘amiga’ do intestino e evitar certos erros que têm um impacto nos níveis de energia. Por exemplo, a especialista não recomenda que comece o dia com alimentos ricos em açúcares, especialmente artificiais.

Leia Também: Quatro dicas simples para comer (muito) menos açúcar

Explica que “embora estes alimentos lhe deem um pico inicial de energia, é mais benéfico consumir refeições com uma mistura de proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono de libertação lenta, para o ajudar a abastecer-se durante mais tempo”.

Sugere que coma uma tigela de aveia de manhã, feita com leite de vaca ou de soja, fruta (que contém açúcares naturais) e proteínas e sementes de chia que contêm gorduras saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *