O presidente do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, considera “inaceitável” que a gestão socialista da Câmara Municipal de Guimarães “não tenha em mais de uma década assegurado a viabilidade da construção da nova Academia do Vitória no concelho”.
Aquela declaração do presidente do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, surge depois da reunião mantida com o presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso, para se inteirar “com profundidade e detalhe do dossier relacionado com a nova Academia vitoriana”. Após o
encontro mantido com os dirigentes vitorianos, Ricardo Araújo considerou “inadmissível e inaceitável que a gestão socialista do Município de Guimarães tenha protelado todo este processo ao longo de uma década ou mais. É absolutamente inaceitável e a todos os títulos condenável que a gestão municipal do PS não tenha sido capaz de em todos estes anos apresentar à direção do Vitória SC uma alternativa concreta, credível e viável para garantir de facto e de direito que a construção da nova Academia do Vitória seja efetiva e concretamente instalada no concelho de Guimarães”.
Depois de se inteirar dos contornos de todo o processo junto da direção do clube, Ricardo Araújo concluiu que «as promessas vãs, de circunstância e a total falta de trabalho e de concretização desta gestão municipal do PS estão a penalizar fortemente os legítimos interesses do Vitória e de Guimarães”, que, conforme avançou a comunicação social, se vê confrontado com a possibilidade de ter que negociar com a Câmara Municipal de Fafe para colocar o projeto em andamento e no terreno, o que pode vir a acontecer em breve, dada a urgência que os responsáveis vitorianos colocam neste dossiê. «Isto é a todos os títulos condenável, injustificável e inaceitável”, “se a Academia do Vitória for para outro concelho que não Guimarães a responsabilidade é do Partido Socialista” condenou Ricardo Araújo.
O líder do PSD-Guimarães acrescenta que “a Câmara de Guimarães não pode andar sistematicamente a dizer que o Vitória SC é o maior embaixador do concelho, que apoiamos o Vitória de cada vez que é conveniente, mas depois quando é efetivamente necessário materializar e concretizar esse apoio, garantindo aos dirigentes do clube que têm aqui todas as condições para colocar no terreno a sua nova Academia, um dos seus principais investimentos estratégicos, se assobie para o lado e se mostre apenas incompetência. O PSD de Guimarães não aceita isto a nenhum título e condena esta atitude passiva de uma gestão municipal socialista que, ao longo de todos estes anos, aparentemente, não foi capaz de em nenhum momento apresentar uma solução concreta e viável ao Vitória SC para que aqui possa instalar a sua nova Academia.
Ricardo Araújo condenou ainda que o atual líder do PS Ricardo Costa venha agora publicamente defender que a Academia deva ficar em Guimarães quando “sabemos que foi Vereador durante 8 anos, tendo a pasta do desporto sob a sua responsabilidade e nada fez para resolver este problema”.
