À margem de uma viagem de intercambio a West Midlands Combined Authority, que contou com uma delegação portuguesa com representantes das entidades intermunicipais do Ave, Cávado, Quadrilátero Urbano e dos municípios que as compõem e impulsionada pela Rede Europeia de Áreas Metropolitanas e Regiões Metrex, foi possível participar numa reunião de trabalho com o recém-eleito Mayor das West Midlands, Richard Parker.
O Mayor Richard Parker falou do trabalho de articulação que, nesta data, está a ser desenvolvido com o, recente, governo de Keir Starmer, para estabelecer uma plataforma de contacto entre a administração central e os municípios para aprofundar a descentralização de competências.
Identificou questões prioritárias para o seu mandato como os desafios de potenciar o empreendedorismo e a economia num território com uma má herança provinda, ainda, da revolução industrial e com uma comunidade deprimida pelos níveis de desemprego.
Neste ponto, considera o Mayor que a aposta na formação profissional, como forma de potenciar a procura e a obtenção de emprego, vai ser intensificada até porque esta representa uma forma muito eficaz de combater o populismo.
A habitação social e o apoio às rendas suportadas pela população são duas necessidades que têm de ser auxiliadas e demonstram a necessidade de uma correta coordenação entre as administração central e local, quer no âmbito do seu financiamento, quer quanto às regras de licenciamento.
Contudo, refere Richard Parker, o grande desafio esta na mobilidade é, sobretudo, incrementar a utilização dos transportes públicos fornecidos por via de autocarro.
Olga Pereira, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, caracterizou o território dos municípios do Quadrilátero e das CIM do Ave e do Cávado, com base no dinamismo empresarial, aumento demográfico e na sua atratividade para as populações mais jovens e, no caso específico de Braga, referiu o projeto Bus Rapid Transit, como uma forma de humanizar a cidade e melhorar a qualidade de vida.
Após uma breve troca de impressões entre os diversos representantes políticos, dos municípios do Quadrilátero, Richard Parker identificou que os desafios da mobilidade, habitação e emprego são comuns aos nossos territórios e que necessitam de respostas coordenadas com a administração central e de uma coordenação permanente entre os diversos atores locais, privados e públicos.
