Minho

Zet Gallery quebra fronteiras com Pedro Calapez

A zet gallery, em Braga, vai receber, a partir do próximo dia 19 de julho, pelas 18h00, a exposição “Fronteiras”, do autor português Pedro Calapez, com curadoria de Helena Mendes Pereira.

A exibição reúne 23 obras, de diferentes períodos, e apresenta uma visão alargada sobre a produção de um artista que, ao longo de quase 50 anos, tem na poética da cor, no sentido de composição e na presença do gesto, aspetos diferenciadores da linguagem que criou.

O conceito de fronteiras surge nesta mostra, procurando assinalar a diversidade de meios e tecnologias que o artista aborda, tocando os limites do desenho ou da escultura, numa prática que vê a pintura como síntese do pensamento.

“Tudo tem a ver como observo o que vejo, como o meu olhar se prende em determinados detalhes, mais do que na visão de um todo. É como se evitasse a vontade de uma conclusão, de afirmar a obra sintetizando o que esta poderia ser”, explica o artista.

A exposição conta também com textos de Helena Mendes Pereira e de Pedro Calapez, que procura estabelecer uma abordagem transversal à sua obra.

“A zet gallery tem privilegiado projetos que destacam artistas essenciais da arte contemporânea, nacional e internacional, procurando desafiá-los a pensarem uma exposição sem preocupações comerciais e com a qual explorar uma dimensão mais antológica da sua produção. O objetivo é proporcionar aos artistas um contexto de Liberdade e posicionar a zet gallery como um espaço privilegiado para ver exposições de grandes artistas que se identificam com o nosso ethos. Incluirmos um artista como Pedro Calapez é uma oportunidade para pensar as questões da arte e das suas fronteiras, tangíveis e intangíveis, deixando-nos guiar pela poesia e expressão do gesto que distingue a sua abordagem à cor e à composição de qualquer outro artista”, conforme explana Helena Mendes Pereira.

Esta exposição está patente até 21 de setembro do presente ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *