Vila Verde

EPATV organizou conferência internacional sobre práticas inovadoras na Educação e Formação Profissional

No âmbito do projeto Erasmus+ “No One Stays Behind” (nº 2021-1-PT01-KA220-VET-000034845), o auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde recebeu, a 16 de julho, a conferência/ multiplier event, “NSB – No One Stays Behind – Innovative Vocational Education and Training Practices”.

Numa organização da EPATV, teve a participação de escolas parceiras de seis países europeus.

A sessão de abertura contou com as intervenções da diretora pedagógica, Sandra Monteiro, do vice-presidente do Município de Vila Verde, Manuel Lopes, e da representante da Agência Erasmus +, Eugénia Inácio, que participou via online.

Na sua intervenção, Sandra Monteiro manifestou a convicção de que os projetos apresentados não deixarão de fazer a diferença nas aprendizagens dos alunos, prestando um valioso contributo para a educação.

Manuel Lopes parabenizou a EPATV e salientou a importância da iniciativa para a construção de uma cidadania europeia.
Eugénia Inácio destacou que projetos deste tipo podem apresentar soluções inovadoras para formadores e formandos do ensino profissional.

A iniciativa arrancou com um momento musical interpretado por Maria Dias, da Academia de Música de Vila Verde.
Seguiu-se uma conferência online por Sara Cruz (PDH), diretora do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM do IPCA que, na sua intervenção, sublinhou a importância desta metodologia na educação dos jovens, sobretudo na perspetiva de os preparar para os desafios complexos que se avizinham no século XXI, o que vai exigir uma adaptação por parte das escolas.

No segundo painel, foram divulgados os resultados e a metodologia de gestão do projeto Erasmus NSB – “No One Stays Behind”, apresentados pelos parceiros do projeto da Eslovénia, Chipre, Itália, Turquia, Bélgica e Portugal.

A sessão terminou com a partilha de uma mostra de boas práticas na metodologia de educação STEAM, apresentada por um grupo de docentes da EPATV mestrandos no IPCA.

Na intervenção final, a coordenadora do projeto NSB, Paula Fernandes, agradeceu aos parceiros, aos presentes, à direção e colaboradores da EPATV, à Agência Nacional Erasmus e aos intervenientes. Sublinhou, ainda, o papel importante dos stakeholders e empresas parceiras intervenientes no projeto.

O NSB- “No One Stays Behind” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, do qual a EPATV é coordenadora, cujos resultados pretendidos são os de diminuir as taxas de abandono escolar precoce; prestar apoio a jovens NEET; promover uma mentalidade empreendedora entre todos os alunos do Ensino e Formação Profissional (EFP); criar abordagens pedagógicas inovadoras baseadas na metodologia STEAM e em ferramentas digitais, permitindo que o processo se torne mais atrativo, tanto para estudantes como para docentes/formadores.

Deixe um comentário