Arrancam hoje as Festividades em honra de São Brás em Terras de Bouro
As tradicionais Festas de São Brás ou Festas do concelho de Terras de Bouro realizam-se tradicionalmente no primeiro fim de semana de Agosto chamando ao município milhares de pessoas.
As bandas filarmónicas (dia 4), o festival folclórico (dia 2), as tasquinhas e muita animação são alguns dos bons motivos que podem levar as pessoas do concelho a festejar na praça do município não só a elevação de Terras de Bouro a concelho, mas também do santo padroeiro, São Brás.
É em honra de São Brás que no dia 5 de Agosto é celebrada uma missa solene com as entidades importantes de Terras de Bouro seguida da procissão que percorre as artérias mais importantes da terra. Um espe´ctaculo de Moto freestyle (dia 3) é uma das novidades do programa
Para os mais novos são os concertos que decorrem no palco principal que chamam mais à atenção aglomerando milhares de pessoas na Praça dos Espetáculos. Para todos aqueles que gostam de música electrónica a noite é terminada no After Party com djs junto ao Campo Municipal de futebol.
Musicalmente falando, o grande destaque é o concerto de Pedro Abrunhosa (dia 3) que terá os Antíkua na primeira parte. Augusto Canário no primeiro dia das festividades, Hélder Baptista (dia 5) e Nuno Ribeiron(dia 5) são os outros espetáculos previstos. Para o presidente da câmara de Terras de Bouro, “as festas de Terras de Bouro são uma das formas de receber os nossos emigrantes que começam a chegar ao nosso concelho”.
“É um dos grandes momentos altos do ano civil, o encontro e reencontro dos terrabourenses e para aqueles que passam férias uma oportunidade para mergulhar nas nossas tradições”, caracterizou o autarca as festividades que são, ainda, “uma forma dos nossos cidadãos terem acesso, gratuito, a grandes concertos musicais que de outra forma não teriam”.
“O programa não deixa ninguém de fora, é para todas as idades e abrange desde a agricultura até à religião”, sendo por isso, “diversificado e abrangente”. A fechar as festividades haverá um espetáculo piro musical.
Manuel Tibo refere ainda, que “pretendemos trazer mais receita para a economia local com aas festividades” reconhecendo que este ano, “há mais investimento no cartaz, desde logo com a vinda de Pedro Abrunhosa que arrasta mais gente, quisemos colmatar o tempo morto de sábado com um concerto com os Antíkua, o moto freestyle que substituiu o cortejo etnográfico a realizar noutra data, o aumento de prêmios nos concursos”, justificam os 120 mil euros com toda a logística incluída.
O autarca não tem dúvidas que “o retorno para o concelho é bastante superior ao investimento, todo o comércio local trabalha nesse dia, e temos solicitações para IPSS, associações, se estabelecerem para angariarem verbas para as suas atividades o que demonstra a vitalidade das festas e do número de pessoas que vêm cá”.