O CSVH participou no ‘I Encontro de Boas Práticas em Saúde Pública – A Cultura de Segurança nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas’, organizado pela Unidade de Saúde Pública Gerês/Cabreira e Unidade de Saúde Familiar Vida +.
Assim, o CSVH foi representado pela Enfermeira Sara Sousa que apresentou o tema ‘Boas práticas na gestão do regime terapêutico numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)’.
Sara Sousa referiu que “os cuidados de saúde prestados por uma ERPI devem traduzir-se em cuidados diários ao nível de qualidade, conforto, bem-estar, reabilitação e medicação, dando a conhecer os protocolos previamente definidos relativamente à preparação do regime terapêutico dos utentes nestas Estruturas”.
Reforçou, ainda, que “a avaliação das necessidades dos utentes em matéria de enfermagem e cumprimento desses mesmos cuidados é realizada de forma individual, para cada utente, e que a verificação prévia da medicação até à sua administração, bem como a vigilância dos efeitos da mesma, é meticulosamente cumprida”.
Deixou, ainda, a mensagem de que “em ERPI os cuidados de saúde devem centrar-se em cuidados que se traduzam em efetivos cuidados diários que reforcem o bem-estar e conforto, que impulsionem a reabilitação e, consequentemente – sempre que possível – a diminuição da medicação. O plano de terapêutica deve ter em atenção todas as possibilidades, farmacológicas e não farmacológicas”.
A cultura de segurança do utente no CSVH é uma prioridade, havendo uma atenção redobrada na notificação de eventos adversos, bem como análises regulares dos indicadores de qualidade que se tornam ferramentas essenciais para medir, avaliar e melhorar, de forma contínua, os cuidados e serviços prestados.
