CURIOSIDADES

Equipa ‘viaja no tempo’ ao encontrar bilhete com 200 anos de arqueólogo

Uma equipa de voluntários que estava a escavar o que restava de um sítio arqueológico no topo de um penhasco na cidade de Eu, perto de Dieppe, no norte de França, deparou-se com uma mensagem do passado, na segunda-feira.

Dentro de um pote de barro, os jovens encontraram um frasco de vidro que, no interior, albergava um bilhete enrolado e preso com um cordel.

“Era o tipo de frasco que as mulheres usavam à volta do pescoço e que continha sais aromáticos”, disse o líder da equipa, Guillaume Blondel, citado pela BBC News.

Na noite de terça-feira, o responsável leu a mensagem: “P.J. Féret, natural de Dieppe, membro de várias sociedades intelectuais, efetuou escavações neste local em janeiro de 1825. Continua as suas investigações nesta vasta zona conhecida como a Cité de Limes ou Acampamento de César.”

De facto, registos municipais confirmaram que Féret levou a cabo escavações naquele local, há 200 anos.

“Foi um momento absolutamente mágico. Sabíamos que tinha havido escavações aqui no passado, mas encontrar esta mensagem de há 200 anos… foi uma surpresa total. Por vezes, vemos cápsulas do tempo deixadas pelos carpinteiros quando constroem casas, mas é muito raro na arqueologia. A maior parte dos arqueólogos prefere pensar que não virá ninguém depois deles, porque já fizeram o trabalho todo”, contou.

A escavação foi ordenada devido à erosão das falésias no local, sendo que uma parte substancial da aldeia fortificada já desapareceu. A equipa descobriu, entretanto, vários artefactos do período gaulês, sobretudo peças de cerâmica de há cerca de dois mil anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *