Minho

PSD apresenta voto de condenação pela destruição do Padrão de São Lázaro em Guimarães

Na passada noite de 30 de Julho apareceu destruída a Cruz de Cristo do Padrão de São Lázaro, também conhecido por Padrão de D. João I ou Padrão de Aljubarrota, situado em Creixomil, freguesia de Guimarães.

Este derrube e fragmentação de um monumento nacional, de enorme significado para a História de Portugal, simbolizando a vitória na Batalha de Aljubarrota e a passagem do rei D. João I por Guimarães, “deve merecer firme condenação e exige que as entidades competentes investiguem os factos e apurem as responsabilidades inerentes”, refere o PSD no voto de condenação.

Este incidente sublinha “a preocupação que deve existir com as condições de preservação e salvaguarda do nosso património coletivo, alertando para a necessária adoção de novas medidas de proteção e vigilância. Por outro lado, evidencia a imperativa necessidade de promover, através da educação e da cultura, a consciência coletiva pelo respeito e proteção dos nossos monumentos nacionais”.

O Grupo Parlamentar do PSD regista a pronta intervenção do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Guimarães na recolha e avaliação dos danos materiais causados no cruzeiro derrubado e exorta estas “entidades para diligenciarem no sentido de uma rápida recuperação e restauro deste importante monumento nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *