“Isto é inadmissível”: Idosa de 97 anos de Famalicão que caiu num lar e partiu colo do fémur teve cirurgia adiada cinco vezes
Maria Cândida, de 97 anos, caiu no lar, no dia 15, e fraturou o colo do fémur direito. Hospitalizada em Vila Nova de Famalicão, tinha de ser operada. Após dias de espera devido à toma de anticoagulantes, iria acontecer no fim de semana passado. “Foi preparada para cirurgia cinco vezes numa semana. Só à sexta vez foi operada, esta quinta-feira. De cada vez, foi mantida em jejum várias horas. Isto é inadmissível”, afirmou ao CM Rui Barreira, um dos dois filhos da viúva.
“O que nos disseram foi que só existia um bloco operatório, que as urgências eram prioritárias e que, num dos dias, foram encaminhados para Famalicão partos de Braga. Entretanto, também houve dois dias de greve”, referiu Rui Barreira.
Maria Cândida estava internada numa enfermaria do serviço de Cirurgia. Tem osteoporose, diabetes e problemas de coluna, o que a deixa com mobilidade reduzida. Ao CM, a unidade hospitalar respondeu apenas que “a doente já foi operada”. A idosa está agora a recuperar.