AMARESDestaque

Amares avança para a criação de um Plano Municipal de Ação Climática

Vários parceiros estiveram reunidos no salão nobre da Câmara Municipal de Amares com vista à criação de um Plano Municipal de Ação Climática, documento que irá reger diferentes setores, tais como edifícios, transportes, indústria, resíduos e águas residuais, uso do solo e agricultura. Para cada setor foram apresentadas medidas de adaptação e mitigação que as entidades presentes apontaram como prioritárias.

O vereador do Ambiente da câmara de Amares deu as boas vindas e apontou as práticas ambienteis como uma base de trabalho para as políticas do setor: “este reunião de trabalho é importante para perceber e definir o caminho que podemos seguir para fazer face às alterações climáticas que estão em curso e que não podem ser negadas”, disse Vitor Patrício.

O passo seguinte passa por verter para um documento todo este trabalho, criando uma versão final do plano municipal que terá, depois, de entrar em fase de discussão pública. Findo este período, e caso haja contributos estes poderão ser inseridos no plano que será alvo de uma análise e votação final.

Depois de uma análise mais teórica de dados referentes ao Município, os promotores do documento fizeram o levantamento sistemático e análise dos diferentes impactes climáticos bem como o inventário de consumos e emissões. Foi, ainda, apresentada uma análise prospetiva recorrendo a cenários climáticos e socioeconómicos de médio e longo prazo.

O passo seguinte passa pela identificação e planeamento de medidas que permitam delinear o caminho na mitigação e adaptação às alterações climáticas. Um dos dados apresentados refere que nos próximos 40 anos a temperatura média anual em Amares, sem qualquer medida irá aumentar três graus, a chuva irá diminuir mas a precipitação intensa será maior e o risco de seca irá aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *