Unidades de Saúde de Braga reforçadas com novas viaturas elétricas
Decorreu na Praça do Pópulo, a apresentação das novas viaturas elétricas para a área da saúde que foram entregues pela ARS Norte ao Município de Braga.
Ao todo, foram entregues pela ARS Norte ao Município 19 carrinhas elétricas e 19 wallbox para carregamento, que permitem substituir a quase totalidade do parque automóvel afeto às diversas unidades de saúde do concelho. O financiamento das viaturas, no valor de 680 mil euros, foi efetuado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O momento contou com a presença da Vice-Presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, e dos representantes da ULS Braga. Estas 19 viaturas elétricas representam ainda um reforço de duas viaturas face às 17 recebidas via descentralização.
Para Sameiro Araújo, o reforço da frota automóvel na área da saúde com veículos elétricos representa ´um avanço significativo´ para a eficiência e sustentabilidade do sector. “Estes veículos modernos e amigos do ambiente não só contribuem para a redução das emissões poluentes, melhorando a qualidade do ar e a saúde pública, como também garantem uma mobilidade mais ágil e económica para os profissionais de saúde”, afirmou.
Além do benefício ambiental, a renovação da frota de viaturas para modelos elétricos garante também uma maior fiabilidade e conforto aos profissionais de saúde no exercício das suas funções e é um passo importante na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. A transição para veículos elétricos está alinhada com as metas do Município de redução de emissões de carbono.
Ao valor financiado pelo PRR acresce um valor de 22 mil euros suportado pelo Município para a instalação elétrica das wallbox.