DestaqueVILA VERDE

EPATV dinamizou ponto de divulgação, momentos de animação e um showcooking para valorizar a maçã “porta da loja”

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou com entusiamo na 32º edição da Festa das Colheitas, organizada pelo Município de Vila Verde. Para esta edição, que se realizou entre os dias 2 e 6 de outubro, a escola dinamizou um ponto de informação, momentos de animação e um showcooking, pelo chef Rodolfo Meléndrez, dedicado à “porta da loja”, variedade de maçã local.

Para os cinco dias do certame, a EPATV preparou um ponto de informação para dar a conhecer aos visitantes os vários cursos profissionais e as diferentes valências que a escola tem para oferecer. A iniciativa contou com a participação da turma do CEF Assistente Administrativo, sob orientação da professora Sílvia Sá. No primeiro da festa, o stand foi visitado pela autarca de Vila Verde, Júlia Fernandes, e pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Já a turma do 2º ano do curso Animador Sociocultural, sob orientação da professora Margarida Dias, proporcionou, no dia 3 de outubro, um momento de animação com jogos e danças tradicionais junto de crianças do Colégio D. João de Aboim, criando um ambiente de diversão e aprendizagem sobre as tradições do Minho. O objetivo da atividade foi promover entre as crianças a interação social e a valorização das tradições da região.

Ainda no dia 3, a escola dinamizou um showcooking sobre maçã “porta da loja”, pelo chef Rodolfo Meléndrez, acompanhado por alunos do 3º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Perante um recinto cheio, o chef propôs a todos os presentes uma ementa que contemplava pequeno-almoço, sobremesa e prato principal, com o objetivo de valorizar e aproveitar ao máximo as propriedades desta variedade de maçã típica da região do Minho, acrescentando um “toque” moderno à confeção. Para os presentes, foram preparadas e servidas panquecas de maçã “porta da loja”, leite creme com maçã e tiras de frango com chutney e maçã.

Durante a confeção, teve lugar uma palestra sobre a origem e os usos na cultura tradicional da maçã “porta da loja”, pelo professor da Escola Agrária do IPVC, Raul Rodrigues, e pelo produtor de maçã, Manuel Fernandes, moderada pela nutricionista do projeto “Cávado Com Sabor”, Marta Pinheiro. Os palestrantes salientaram a importância de preservar este tipo de cultura como forma de combater o abandono dos campos e os incêndios florestais, assim como promover o ordenamento do território, a agricultura sustentável e a alimentação saudável.

O showcooking esteve integrado na iniciativa “Vila Verde + Saudável”, parceria que reúne EPATV, Município de Vila Verde, ATAHCA (através do projeto “Cávado com Sabor”), Associação RUVERDE, Gabinete Técnico de Vila Verde, INOVENTER e AEVH, que estiveram presentes no evento. Este projeto teve como objetivo promover junto dos vila-verdenses a consciencialização sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

O evento também integra o projeto de Erasmus SSPICE IT, Sustainability Skills Program for International Catering Operators and Entrepeneurs trough Integrated Training, que tem como objetivo compreender as competências emergentes e necessárias no setor da restauração e catering, com ênfase na sustentabilidade, digitalização e soft skills. O projeto SSPICE IT, no qual a EPATV participa em conjunto com mais cinco países europeus, envolve parecerias entre fornecedores das escolas, centros de pesquisa, empresas e autoridades públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *