Nove árvores caíram num só rua de Braga e danificam 5 viaturas
A passagem do Kirk pelo concelho de Braga, durante a madrugada, deixou marcas em várias zonas da cidade com a queda de árvores a assumir-se como a principal causa de acidentes e constrangimentos no trânsito.
Na Rua José António Cruz, na freguesia de São Vitor, os moradores ficaram em sobressalto durante a noite com a queda de nove árvores numa das zonas residenciais mais densa do concelho. Cinco viaturas estacionadas na rua sofreram danos consideráveis. A proteção civil de Braga esteve a manhã toda a proceder à remoção dos troncos que fecharam a rua durante largo período.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 desta quarta-feira 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.
“Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.
De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.
O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk.