DestaqueVILA VERDE

Centro Social Vale do Homem cria dois serviços inovadores no apoio domiciliário

O Centro Social Vale do Homem vai criar no primeiro semestre de 2025 dois projetos na área do apoio domiciliário ligados à deficiência e às demências. Com estes duas propostas inovadoras, o CSVH vai passar de 140 para 200 pessoas apoiadas ‘em casa’. A diretora de serviços do CSVH e Lar das Ternas, Zélia Lopes, explicou que “são muito mais do que o tradicional serviço de apoio domiciliário”.

O projeto ligado à deficiência, em sintonia, com a estrutura que está a ser construída em Lanhas, irá para o terreno na Primavera de 2025 e para além dos serviços básicos, terá uma equipa que “irá complementar este trabalho com a capacitação e integração das pessoas portadoras de deficiência na comunidade, nomeadamente, no mercado de trabalho”. Este serviço terá capacidade para 30 utentes.

No que se refere às demências, o serviço que estará disponível já em janeiro do próximo ano, pretender expandir os serviços existentes na Casa da Alegria para as casas das pessoas em três vetores: “prevenção, avaliação e intervenção. Vamos criar uma equipa especializada com técnicos especializados e disponibilizando às famílias o Centro de Apoio ao Alzheimer”. 30 utentes serão abrangidos por este projeto.

Zélia Lopes referiu, ainda, que “o serviço básico de apoio ao domicílio já é mais do que isso: para além do nosso foco serem os idosos, estamos preocupados com as necessidades das famílias e damos apoio na enfermagem, na terapia ocupacional sempre com o objetivos de retardar a institucionalização”. 94% dos utentes do SAD do CSVH mostraram-se satisfeitos com o serviço, num inquérito feito pela instituição.

Investimentos PRR
O presidente do CSVH, Jorge Pereira, aproveitou para fazer um balanço de todos os projetos da instituição que estão sob a alçada do PRR, das 11 candidaturas apresentadas, 9 foram aprovadas e duas estão em avaliação. Dos projetos aprovados estão 6 projetos referentes a edifícios, dois a mobilidade verde e um de eficiência energética.

Segundo Jorge Pereira, “daqui a um ano teremos um crescimento de 50% na nossa capacidade de resposta passando de 5 milhões de volume de negócios para 7,5 milhões, de 340 utentes para 500. Os edifícios passarão de 5 para 8”.

Eficiência energética
Os projetos na área da eficiência energética estão a ser desenvolvidos no edifício sede do CSVH e Casa da Alegria com a colocação de painéis fotovoltaicos, de bombas de calor mais eficazes e iluminação otimizada, o que segundo Jorge Pereira e juntando as obras feitas nesta área, “a expensas próprias, no Lar das Termas permitirá reduzir em 40 mil quilos de CO2 e uma poupança de 23 mil euros na fatura energética”.

Mobilidade verde
Na mobilidade verde, o CSVH tem duas novas viaturas elétricas, sendo o Serviço de Apoio ao Domicílio efetuado só com viaturas deste tipo (“já investimos 300 mil euros em viaturas elétricas”). Na forja está a aquisição de mais três viaturas adaptadas para a deficiência e 100% elétricas.

Cibersegurannça
O CSVH preocupado com os recentes ataques cibernéticos a IPSS investiu na área da cibersegurança com a contratação de um administrador de segurança que, para além de formação dada aos funcionários da instituição, otimizou todo o sistema através da virtualização e segregação das redes “mais que estarmos mais seguros e mais protegidos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *