DestaqueVILA VERDE

Arte e identidade assinalam Dia Municipal para a Igualdade em Vila Verde

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) e a Câmara Municipal de Vila Verde promovem esta quinta-feira, às 10h00, workshop intitulado “Identidade e Arte”.

Realizado em parceria com a Aura e a Biblioteca Municipal de Vila Verde, a iniciativa insere-se num programa que se estende até sábado, com a realização de um espetáculo de dança contemporânea. As atividades são financiadas pelo programa Inovação Social, com o objetivo de promover a inclusão, a diversidade e a equidade.

O worshop desta quinta-feira tem uma duração de 3 horas e é dirigido à comunidade escolar, especialmente para alunos do 7º ao 12º ano. Com uma capacidade máxima de 20 participantes, o objetivo deste workshop é proporcionar um espaço seguro para que os jovens explorem noções de identidade e memória pessoal através da arte.

Os participantes terão a oportunidade de passar por um processo de autodescoberta e transpor suas experiências para o movimento do corpo, das palavras e dos objetos, utilizando o teatro, a dança, o desenho ou a escrita como ferramentas de expressão. Este espaço criativo permitirá que cada um elabore a sua história de vida e contribua artisticamente para um ambiente mais inclusivo.

No domingo, às 18h00, a comunidade local e escolar poderá assistir ao espetáculo de dança contemporânea, com a participação de 5 intérpretes. Terá lugar na Biblioteca Municipal de Vila Verde e tem a duração de uma hora.

O espetáculo irá explorar temas como a transformação, a equidade e a visibilidade de corpos e comunidades sub-representadas na sociedade. Através de um design de luzes, figurinos e cenografia envolvente, o espetáculo visa promover a empatia, quebrar preconceitos e abrir caminho para uma sociedade mais inclusiva e tolerante.

Após a apresentação, haverá uma conversa aberta ao público com duração de até 1 hora, mediada por uma pessoa local, onde será possível refletir, dialogar e questionar os temas abordados no espetáculo.

Esta será uma oportunidade para o público partilhar ideias e debater, em conjunto, os desafios e caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária.

Este evento será uma celebração artística e reflexiva em torno da igualdade, destacando o poder transformador da arte como instrumento para a inclusão e o combate ao preconceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *