Dermatologista esclarece seis mitos comuns sobre psoríase
“A psoríase é uma doença inflamatória crónica do foro imunológico que se manifesta principalmente na pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade e que afeta 1% a 3% da população mundial”, revela o ‘website’ da Associação Portuguesa de Psoríase.
Esta terça-feira, 28 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Psoríase. Ao ‘website’ da University of Colorado Medicine, nos Estados Unidos, a dermatologista Rosel Abell esclarece alguns dos mitos mais comuns. Conheça-os.
É contagiosa
“A psoríase não é causada por nenhum agente contagioso. É uma doença autoinflamatória em que o sistema imunológico promove inflamação entre as células da pele e outros órgãos, levando a áreas vermelhas, espessas e escamosas por todo o corpo”.
É o resultado de má higiene
“Embora manter uma boa higiene seja essencial para a saúde geral, não previne nem cura a psoríase”.
É igual para todos
“Existem diferentes tipos de psoríase, cada um apresentando sintomas e aparências únicas.”
Existe uma cura
“Não há cura conhecida para a psoríase até o momento. Embora vários tratamentos estejam disponíveis para controlar os sintomas e proporcionar alívio, eles podem não ser eficazes para todos”.
É apenas um problema de pele
“Embora a psoríase afete principalmente a pele, está longe de ser um problema superficial. Essa condição autoinflamatória pode ter efeitos sistêmicos no corpo”.
Afeta apenas as pessoas mais velhas
“Embora frequentemente apareça na idade adulta, bebés, crianças e adolescentes também podem ser afetados”.