Menino de quatro anos sofre queimaduras graves com álcool etílico junto a fogareiro em Melgaço
Uma criança com quatro anos sofreu queimaduras graves na face e num braço, este domingo, em Melgaço, e teve de ser transportado de emergência para o hospital de S. João no Porto, onde está internado nos cuidados intensivos.
Num primeiro momento, o menino foi levado pelos pais para a SUB de Monção, mas, entretanto, foi ativado um helicóptero do INEM para a transferir para a unidade hospitalar do Porto. O meio aéreo aterrou no campo de futebol de Monção cerca das 13.20 horas, para efetuar o transporte.
Segundo fonte do Comando Subregional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, a operação foi apoiada por meios dos Bombeiros Voluntários de Monção.
Ao que o Jornal de Notícias apurou, as queimaduras poderão ter resultado do manuseamento de álcool etílico que estava a ser utilizado pelos pais da criança para acender um fogareiro.
De acordo com fonte do hospital de São João, o menino está no serviço de cuidados intensivos.
“Em Monção, a criança foi a um serviço de urgência básico e foi o CODU do INEM que decidiu ativar o helitransporte”, informou a fonte, referindo que “este é o primeiro doente pediátrico a ser helitransportado para o Heliporto São João”.
No espaço de um mês, desde que o heliporto passou a estar operacional e autorizado pela ANAC, este já é o quarto helitransporte. Já recebemos três adultos helitransportados, o mais recente foi na passada sexta-feira, dia 1, feriado”, indicou.