Plano de Pormenor do novo hospital de Barcelos está em discussão pública
O Plano de Pormenor do novo Centro Hospitalar de Barcelos entrou, esta terça-feira, em discussão pública. Os interessados podem consultar toda a documentação no site oficial do Município ou, presencialmente, na DPGU – Casa do Rio, até 31 de dezembro.
O plano diz respeito à área nascente da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão – desde a Estrada Regional 204 (ER 204) até à linha que define a diretriz da futura via alternativa àquela estrada, distribuindo-se por duas freguesias, Abade de Neiva e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro).
De acordo com o regulamento do PDM, esta Unidade Operativa tem por objetivo “proporcionar a implantação do Centro Hospitalar e respetivas acessibilidades”, fazendo a articulação da ‘rotunda do galo’ com a rotunda do estádio e o estabelecimento de um “corredor verde”, elemento que deverá integrar o futuro parque urbano da cidade.
O terreno restante, incluindo o que possa sobrar da implantação do Centro Hospitalar, será urbanizado.
A elaboração do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos orientou-se por grandes princípios gerais, o primeiro dos quais é “definir o desenho urbano estruturante desta área tendo em atenção as acessibilidades, as características da envolvente do território, as necessidades de afetação de áreas destinadas a espaços verdes e de utilização coletiva, a equipamentos de utilização coletiva e arruamentos, com vista ao desenvolvimento urbano qualificado e articulado como um equipamento estruturante na cidade de Barcelos”.
O segundo princípio visa “estabelecer, para além do cumprimento dos parâmetros de edificabilidade previstos pelo PDM, as demais disposições normativas consideradas necessárias para a adequada ocupação e transformação destes espaços”.
Finalmente, o objetivo final é “assegurar a cativação da área necessária para a construção de um Centro Hospitalar e respetivos acessos, estimada em cerca de 10 hectares, através da sua consideração com áreas de cedência devidas pelas operações urbanísticas que concretizarão o Plano de Pormenor”.