DestaqueVILA VERDE

Centro Social do Vale do Homem reforça boas práticas da Instituição em evento nacional

As obras sociais de Viseu em parceira com o Instituto da Ação Social das Forças Armadas (IASFA) organizaram no dia de ontem, 21 de novembro, o seminário “Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço”, um espaço de partilha e reflexão sobre o papel das organizações e das pessoas na criação e desenvolvimento de uma comunidade de cuidados cada vez mais capaz e coesa.

O CSVH manteve presença no painel “Boas Práticas ao Serviço – testemunhos”, com a intervenção de Zélia Lopes, Diretora de Serviços do Centro Social & Lar das Termas que apresentou a Instituição e todas as suas áreas de intervenção – sénior, kids, inclusão, saúde, educação, sustentável e cultural – com respostas sociais e serviços nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.

Para Zélia Lopes “é muito importante o CSVH conseguir cumprir com as boas práticas dentro e fora da Instituição, quer internamente com os utentes, famílias e colaboradores, quer externamente com a comunidade e meio envolvente, nomeadamente a preocupação com as questões de segurança, mobilidade verde e eficiência energética”.

Zélia Lopes reforçou que a Instituição “encontra-se comprometida, na sua ação diária, com o bem-estar dos utentes, em todas as idades, e em construir projetos que sejam inovadores e que respeitem a envolvente em que está inserida”.

O CSVH continua a crescer, e em 2025, terá em funcionamento, oito edifícios, com respostas sociais, em duas novas dimensões: a infância e a deficiência; um crescimento global de 50%, passando a ter 500 utentes e 300 trabalhadores. Mesmo com este crescimento é fundamental que as boas práticas continuem a acompanhar esta evolução, nunca esquecendo a inovação e a coesão territorial.

Esta IPSS assume também um plano estratégico e um modelo de gestão organizacional que tem como premissa melhorar, a cada dia, a qualidade dos serviços prestados, com o intuito de proporcionar aos utentes, bem-estar, qualidade de vida, boa alimentação, saúde e socialização, com especial atenção também às preocupações das suas famílias.

As boas práticas do CSVH refletem-se, igualmente, nos projetos implementados e prémios recebidos, a destacar: o selo do Compromisso de Pagamento Pontual, da ACEGE; a obtenção do título “Entidade Inclusiva” certificada pelo IEFP; ter sido premiada, com o projeto “Ponto de Fuga” com a única Menção Honrosa, nacional, da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, bem como ter recebido o 3o prémio da Fundação Manuel António da Mota.

O CSVH é ainda reconhecido em diferentes áreas, tendo sido galardoado com o “Prémio 5 Estrelas – Residências Sénior”, do distrito de Braga, pelo 3o ano consecutivo e recebeu uma Menção Honrosa, nacional, do Prémio Maria José Nogueira Pinto, com projeto TREVO – economia circular. Esta IPSS é, também, a única Instituição de Portugal Continental com o selo “STOP Idadismo” e tornou-se entidade formadora certificada pela DGERT, reforçando também a importância do bem-estar dos trabalhadores através da criação do Gabinete da Qualidade de Vida, Bem-Estar e Felicidade.

Ainda durante o evento, Zélia Lopes apresentou, na área da infância, o projeto “Clube dos Pequenos”, berçário e creche do CSVH a abrir no mês de dezembro e que contemplará medidas de boas práticas que vai ao encontro das necessidades das famílias de Braga, nomeadamente o aumento da capacidade de resposta nesta área da infância, com oferta de serviços todo o ano, horários alargados, sem interrupções letivas e com serviço de berçário, creche e babysitting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *